Saturday, September 20, 2008

Epístolas da Deprelândia (II)

O bar do Paulão é o esconderijo perfeito. Lugar de neutralidade absoluta, daqueles que deus e o diabo escolhem para botar a conversa em dia, aos domingos. O copo tem sempre gosto da boca do penúltimo bêbado (assumindo que você será o último, pelo menos do seu ponto de vista), o amarelo das paredes das mesas da cerveja se encontram para neutralizar o azul da noite.

Na tevê, o Pica-Pau serra a escada sobre a qual se encontrava o cão Measles - e ele, ao perceber, ainda acena para a câmera antes de cair e virar uma nuvenzinha de poeira, no chão. Identifico-me com Measles e tenho raiva de quem sai por aí serrando escadas. Quanto tempo se passará até que o cachorro consiga uma escada nova? E quanto tempo mais até que possa galgar os degraus até o topo? - ainda que seja um canino bípede e falante, e portanto não constrangido por limitações triviais... E, por mais que emerja íntegro de sua triste nuvenzinha, quem pode assegurar que encontrará o Pica-Pau? O Dia de Measles não será televisionado.

O Paulão em pessoa não sai de perto da churrasqueira de zinco. Prefere não beber porque tem dor de cabeça - disse a uma habituée. De vez em quando se vira e lança um olhar neutro, dordecabeçado, em minha direção. Obrigado, Paulão: farei escadas, para mim e Measles, com seus espetinhos mistos.

O Lúcio é o garçom, ele emprestou a caneta. Não perguntou para quê, com sua discrição típica de um lúcio. Os lúcios não são néscios, e sabem que a jácula causa mácula, já que nunca se viu - nem verá - uma moça ejaculada que permaneça imaculada. A caneta saiu de cima da orelha, mas minha expectativa de que ela trouxesse, além de sebo, idéias, se mostrou vã. Talvez Lúcio, o paramécio, também não esteja com os pensamentos em ordem.

Conversam sobre virgindade atrás de mim, sem saber que sexo é um tema delicado, quando se está de coração partido. Imaginá-la nua em outra companhia só não é pior que vê-la olhar para alguém como olhava para mim, ou afagar a nuca de alguém como afagava a minha.

Peço 18 espetinhos - preciso começar a fazer uma escada.

3 comments:

Thiagones said...

Tua depressão me entristece, mas tua inspiração me alegra. E quando te sentires como o cachorro inimigo do pica-pau, lembre-se da poesia do recém falecido Waldick. Afinal, se Pica-Pau e Papa-Léguas, enquanto aves pictóricas ensinaram-nos alguma coisa foi: há luz no fim do túnel. Pode até ser de uma locomotiva. Mas há. E não há queda de penhasco que deva desanima-lo. Pois você sempre pode subir lá outra vez. (pra cair de novo... e subir outra vez).

Anonymous said...

o fino da fossa.

falando em cair e se machucar: http://www.youtube.com/watch?v=wGPEINYTZGg.

boa trilha pra passar gelol nos joelhos. e nos cotovelos.

Angélica Seguí said...

humpf
agora entendo porque você prefere o bambú